segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Apresentação

Apresentação
O projeto Circuito da Arte procura estabelecer relações entre a história da literatura e a cultura de que fazemos parte, não apenas no âmbito da Literatura, mas também em outros campos artísticos e culturais que promovem ou sugerem leitura comparada, relações intertextuais, comparação de uma época literária a outra, confronto da cultura de determinada época com a cultura contemporânea, por meio da música, do cinema, dos movimentos culturais alternativos, da moda, da televisão, etc.
O projeto não visa apenas desenvolver habilidades específicas da literatura, mas também outras habilidades como: comparar, transferir, sintetizar, inferir, levantar hipóteses, etc. Ao mesmo tempo, ampliar e solidificar o repertório cultural, para melhor interagir com a realidade de hoje gerando uma mudança de postura, não limitada a aprender descrever a modalidade cultural da língua, mas a operar a língua como um todo em seus aspectos essenciais de produção e interação social.
Procurando tornar significativo o cruzamento de diferentes tipos de linguagens em que a cultura se manifesta. Além de conferir maior dinamismo aos assuntos tratados, trabalhamos com a extensão dos enredos das

escolas de samba, G.R.E Acadêmicos do Grande Rio e G.R.C.E.S.M  Pimpolhos da Grande Rio incluindo suas sínteses históricas, chamada (JUSTIFICATIVA DO ENREDO). Para contribuir com o rico material de pesquisa do professor sobre o tema abordado.

Justificativa
Fortalecendo o trabalho com diferentes tipos de linguagens o projeto Circuito da Arte estabelece novas relações e altera significativamente o trabalho com Literatura enriquecido e atualizado com a proposição de novas relações entre a produção literária e outras linguagens: cruzamento de diferentes linguagens em que se manifesta.
Esse projeto é amparado por um rico acervo de imagens de época e atuais que viabilizam o diálogo entre diferentes recursos, além de conferir maior dinamismo e leveza aos assuntos tratados. Procurando tornar mais significativo à leitura, seja tornando o texto mais acessível, seja na busca de abordagens diferentes ou de novas relações.
Objetivos
A concepção geral deste projeto parte do princípio de que a Literatura deve estar voltada para a formação de um cidadão autônomo, capaz de interagir com a realidade do novo milênio.
Participar ativamente do processo de construção de valores, habilidades, aprendizagem permanente, capacidade de adaptação a situações novas de estabelecer transferências e relações, debater, argumentar, interferir na realidade e transformá-la.


" O mundo se faz com homens e livros" ( Monteiro Lobato)

Um comentário: